Como uma Bolsa é Oferecida ao Atleta?

Decidi escrever sobre como uma bolsa é oferecida ao atleta nos EUA, pois sempre que digo que conquistei uma bolsa para jogar futebol nos EUA, logo me perguntam: “Quantos por cento de bolsa? 80, 90, 100%?” Porém não é assim que os treinadores conversam e oferecem diretamente! Você não ouvirá de um treinador o seguinte: “Estou interessado em você! Vou te dar x por cento de bolsa!”

 

Como uma Bolsa é Oferecida ao Atleta

Ao negociar com um treinador, a primeira coisa que ele te perguntará é: “Quanto você pode pagar por ano para vir pra cá?” Aí sim a partir do valor que for acordado você consegue deduzir a porcentagem de bolsa que está recebendo! Mesmo que um treinador ofereça 100% de bolsa a um atleta, existem as despesas pessoais. Dependendo da bolsa, custos com moradia, alimentação e livros devem ser considerados a parte. Por exemplo, existe a bolsa “Full Tuition” que seria aquela que cobre todo o valor dos estudos por um ano! Assim, seus custos seriam de aluguel e alimentação! (foi este tipo de bolsa que consegui em meu primeiro ano) Já a famosa bolsa 100% é aquela que o treinador oferece aos melhores jogadores do time que cobre todas as despesas MESMO! Taxas da faculdade, alimentação, moradia, TUDO!

Como eu disse, mesmo recebendo uma bolsa esportiva pela universidade, existem custos ao atleta. A grande parte das bolsas oferecidas pelos treinadores aos atletas no primeiro ano são bolsas parciais. Isso acontece porque os treinadores só observaram os atletas através do vídeo, devido ao nível de inglês do estudante e necessidade de provar seu valor para o time.

O desempenho do atleta em seu primeiro ano é crucial, pois tendo um desempenho esperado ou superado, as chances do treinador aumentar a bolsa para o ano seguinte são muito grandes.

 

Bolsa 100% (de verdade) realmente existe?

Bolsas integrais ou totais incluem alimentação, moradia e anuidade escolar (alguns casos livros necessários). Despesas com relação ao grupo de atletas, como: treinamentos, viagens para competições, uniformes, alimentação durante viagem, hotel, entre outros, são sempre pagas integralmente pela universidade.

Normalmente apenas dois até quatro atletas (os principais do time) conseguem uma bolsa integral. Mesmo assim, em muitos casos, até estes atletas ganham apenas 80% de bolsa no primeiro ano, e, caso a boa performance seja mantida, pode se negociar 100% no segundo ano.

 

Quanto tempo dura uma bolsa de estudos para o atleta?

Cada atleta poderá ter até 4 anos de bolsas de estudo esportivas. O valor da bolsa é renovado ano a ano, de acordo com o desempenho do atleta. Para renovação da bolsa, além do desempenho no time, a maioria das universidades têm outros critérios para manter, renovar, aumentar ou diminuir bolsas esportivas, tais como as notas (medido pelo GPA) e a conduta disciplinar.

Devido ao fato de as bolsas esportivas serem reavaliadas, podendo ser aumentadas ou diminuídas todo ano, os atletas que possuírem um bom GPA (média das notas no semestre ou ano) podem conquistar também bolsas acadêmicas, complementando as bolsas esportivas (tal ação depende da instituição).

 

Bolsa de estudos para o futebol feminino é diferente?

Para mulheres existe uma quantidade maior de bolsas disponíveis, mas como uma bolsa uma bolsa é oferecida ao atleta é o mesmo! Há uma regra chamada Title IX, que determina que o número total de bolsas de estudos esportivas de uma universidade deve ser igual para homens e mulheres.

Nos EUA existem esportes praticados apenas por homens, como futebol americano, por exemplo. Com isso, o número de bolsas disponíveis para esportes femininos tendem a possuir um “plus” para compensar esta diferença. Algo que gera uma possível vantagem para jogadoras, pois o número de bolsas por time aumenta.

 

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *