Mitos Sobre sobre Ser um Estudante Atleta nos EUA

MITO 1: “Só quem é rico consegue estudar e jogar nos EUA”

Essa é uma frase que eu ouvi bastante antes de conseguir vir aos EUA! Confesso que no início também pensei assim, porém fui atrás de informação e percebi que não é verdade! No seu caso, essa informação está vindo até você!

Não precisa ser rico para estudar nos EUA, até porque eu não sou e estou aqui! O que é necessário sim é planejamento financeiro principalmente no seu pré-embarque/ primeiro ano lá! Estudar em muitas universidades nos EUA com uma bolsa esportiva “normal” equivale aos custos de se estudar em uma faculdade no Brasil, com estas simples diferenças:

  • Praticar seu esporte em alto nível;
  • Desfrutar de estrutura de esporte profissional;
  • Moradia e alimentação inclusas;
  • Diploma e experiência internacional. Só citando algumas…

 

MITO 2: “Vou ter que DESISTIR de ser PROFISSIONAL para conquistar um bolsa”

Conquistar uma bolsa esportiva e jogar campeonatos universitários nos EUA não significa o fim do seu sonho de se tornar profissional! Muito pelo contrário, e eu vou te explicar o porquê: Diferentemente do Brasil, não existe “base” como em diversos clubes mundo a fora! 

Os jogadores que se tornam profissionais nos EUA são os que um dia foram estudantes-atletas! Isso mesmo! Não sei se você já ouviu falar do “DRAFT”!? Isto nada mais é do que um evento em que os times profissionais americanos de diversas modalidades, oferecem contratos profissionais aos estudantes- atletas formados! Além desta possibilidade, jogar em alto nível e conquistar prêmios individuais, abrem um “mercado” inclusive europeu para você jogar PROFISSIONALMENTE! 

Conheço atletas que receberam convites de times europeus após a graduação e só não foram por opção própria de seguir outras carreiras.

MITO 3: “Só quem é fluente em inglês consegue uma bolsa esportiva”

Este é um mito que posso te dizer: Eu acreditei até o dia em que em pisei na minha faculdade! Quando eu descobri esta oportunidade de vir aos EUA, logo pensei: “Como eu vou fazer faculdade, estudando em uma língua que eu não domino?”

“É impossível ir sem saber falar inglês!”

Confesso que em partes isto me ajudou e eu fui com total “sede ao pote” estudar inglês antes de embarcar! Porém, quando cheguei, me deparei com vários brasileiros com um nível bem baixo de inglês que viviam e praticavam suas atividades normalmente sem ônus algum! Ou seja, TIRE este mito da sua cabeça! Mesmo com um nível de inglês razoável, dá pra vir SIM!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *