Sempre que converso com amigos sobre minha história aqui nos EUA e quão feliz eu fui em ter alçado meu sonho, surge aquela pergunta: “Você tem algum arrependimento? Mudaria alguma coisa se pudesse?”
Minha sincera resposta é que não mudaria nada pois o caminho que segui me ensinou muito, porém um detalhe eu acho que mudaria: teria escolhido jogar numa Junior College por 2 anos antes de ir para o College de 4 anos…
Enfim, gostaria de te explicar neste post o porquê acredito que a maioria dos jogadores que desejam jogar futebol nos EUA deveriam considerar ir para uma Junior College.
O Que é uma Junior College?
Para quem
não sabe o que é uma Junior College, ou Community College, como também é
chamada, trata-se de uma instituição de 2 anos, onde os alunos participam dos
primeiros 2 anos de graduação.
Estes 2
anos de sua graduação em uma Community College proporcionam um diploma chamado
“Associate Degree” – considerado metade de um diploma de bacharel (4
anos).
Para
aqueles que desejam continuar seus estudos para obter um diploma de bacharel
completo, eles então se transferem para um “College de 4 anos’, para
terminar seus últimos 2 anos de estudos.
Existem
cerca de 340 equipes de futebol masculino e 360 equipes de futebol feminino no
nível de Junior Colleges, o que representa cerca de 28% de todas as equipes
universitárias nos EUA atualmente. Isso quer dizer que quase um terço dos times
de futebol universitário são Junior Colleges.
Por Que Este Modelo é Atrativo?
Fator Acadêmico
Os primeiros 2 anos do seu nível de educação, não importa a major que você está fazendo, você tem que concluir as aulas de educação genérica. Digamos que seu curso pretendido seja Educação Física, você precisará completar suas aulas gerais, como Matemática, Inglês e Ciências, para começar a chegar às aulas principais do seu curso.
A razão pela qual as pessoas gostam desse modelo é porque ele lhe dá uma educação mais completa, mas também porque lhe dá tempo para descobrir o que você quer estudar. Digamos que você comece sua formação acadêmica pensando que quer se formar em Administração, mas na verdade você mudou de ideia e quer fazer Biologia. O sistema da faculdade permite que você tenha flexibilidade para mudar seu curso.
Fator Financeiro
Por causa dessas aulas de educação genérica e sua capacidade de fazê-las em Junior Colleges, muitas pessoas as fazem nas Junior Colleges de 2 anos por motivos como finanças, já que a mensalidade tende a ser muito mais barata do que instituições de 4 anos.
Além disso, às vezes, os alunos que não se saíram bem no ensino médio podem entrar na Junior Colleges com mais facilidade. Eles podem conseguir um GPA bom e, em seguida, entrar em uma boa escola de 4 anos. Uma instituição que eles podem não ter chegado nem perto dos requisitos de entrada quando saíram do Ensino Médio.
Fator Esportivo
Normalmente, os jogadores que seguem esse caminho tem dois motivos:
Mais tempo de jogo
Como os jogadores só podem jogar no nível Junior College por 2 anos, a maioria dos jogadores tem entre 18 e 20 anos. Isso significa que não há atletas do 3º ou 4º ano de faculdade, que poderia ter mais de 21 anos. Isso é bom porque a
competição por posição vai ser com atletas jovens que tem mais ou menos a sua idade.
Mais bolsas disponíveis
As finanças são importantes, e se você precisa de uma assistência financeira decente para frequentar uma escola, a rota do Junior College pode ser mais viável do que escolas de 4 anos.
Se um treinador universitário de 4 anos está recrutando um jogador, ele tem que ter MUITA certeza de que deseja esse atleta, pois está essencialmente se
comprometendo a tê-lo em seu plantel por 4 anos. Você descobre que as ofertas
do primeiro ano são mais baixas do que normalmente acabam no quarto ano. Isso porque os treinadores geralmente querem que um jogador venha e prove seu valor, porque eles nunca jogaram no nível universitário antes.
No entanto, um jogador que está entrando em uma Junior College de 2 anos, o
investimento para o treinador se torna “menos arriscado”. As escolas
geralmente são mais baratas, e as faculdades desse nível tendem a ter muito
mais bolsas disponíveis, então porque eles ficam lá por no máximo 2 anos, se
eles não jogarem tão bem quanto pensavam, eles só vão ser um compromisso de 2 anos do orçamento dos treinadores.
Mas e o Nível Esportivo, Vale a Pena?
A cultura internacional é que a Divisão 1 da NCAA é ser melhor do que a Divisão 2, do que a Divisão 3, do que a NAIA, e assim por diante. Mas lembre-se, nos EUA, as escolas e TODOS os seus programas são colocados em uma divisão com base em fatores, como tamanho, financiamento, instalações, etc.
A realidade é que existem times de futebol bons e times de futebol ruins em todos as divisões. É apenas uma questão de como um treinador recruta e monta sua equipe baseado em seu orçamento.
Se você observar quando as escolas se enfrentam em divisões diferentes, verá que qualquer um pode ser derrotado por times de outra divisão. Times da NAIA
vencerem times da NCAA é algo comum, por exemplo.
Reforçando...
Entrar em um time de futebol universitário nos EUA está cada vez mais competitivo nos dias de hoje.
É comum que os jogadores que são recrutados por escolas de 4 anos são atletas mais velhos, mais maduros e físicos, são “tipicamente” aqueles que jogaram em clubes na base, que possuem experiência e é claro atributos acadêmicos.
Se você está precisando de bolsas de estudo razoavelmente altas, quer jogar o máximo de minutos possível e provar seu valor para as melhores escolas de 4 anos para que elas o recrutem após 2 anos jogando no nível universitário, por favor, considere a rota do Junior College.
Esse é meu conselho!