A liga NCAA possui aproximadamente 800 universidades afiliadas e três divisões (D1, D2 e D3). Essa liga é indicada para atletas de alto nível esportivo e com inglês satisfatório. Boas notas no TOEFL e SAT são necessárias para entrar nessas universidades.
NCAA Divisão 1
Quando as pessoas pensam em jogar em uma faculdade dos EUA, esse é o nível mais alto que se pode atingir. No entanto, não é tão fácil jogar neste nível.
Em primeiro lugar, há muitos regulamentos sobre o número de estudantes estrangeiros que eles podem ter em suas times.
Em segundo lugar, é muito difícil academicamente ser elegível para jogar neste nível. Isto significa, portanto, que o tipo de jogadores que acabam jogando neste nível, vindo de fora dos EUA, geralmente vêm de origens esportivas muito fortes. Eles geralmente são muito amadurecidos fisicamente. Este é o tipo de jogador que os treinadores querem.
No entanto, não é impossível. Muitos estudantes-atletas começam na NJCAA, NAIA e NCAA Division 2 e então apresentando alto nível no campo e na sala de aula, eles podem se transferir.
NCAA Divisão 2
Esta é provavelmente a opção mais acessível para a maioria dos estudantes-atletas vindos de fora dos EUA devido ao menor número de regulamentações sobre o número de jogadores estrangeiros e também as barreiras acadêmicas mais baixas para serem elegíveis.
As escolas da Divisão 2 da NCAA são geralmente menores do que as da Divisão 1 da NCAA, mas não deixam a desejar (muito pelo contrário).
Muitas universidades da NCAA Divisão 2 têm equipes que são realmente melhores do que muitas equipes da Divisão 1 da NCAA.
Se se tornar profissional é o seu objetivo, a NCAA Divisão 2 é uma ótima escolha. Muitos jogadores a cada ano viram profissionais saindo desta divisão.
NCAA Divisão 3
Apresentam estruturas fantásticas e bom nível técnico, porém não oferecem bolsas esportivas, apenas acadêmicas.